16.8.09

Beleza é fundamental!


O Grande poeta brasileiro Vinícius de Moraes já dizia que beleza é fundamental. E é mesmo!
Não farei como o poeta, que antes de proferir sua sentença, pediu desculpas aos menos favorecidos
pela natureza. Mas... em sã consciência não é possível deixar de corroborar com tal ideia quando se está, por exemplo, diante de certas beldades que insistem em comparecer diante dos nossos olhos todos os dia, a todo instante, como corriqueiramente se vêem em nosso privilegiadíssimo país. Aqui há beleza para todos!
Aqui, não se apaixona por qualquer motivo, menos por falta de opção. Temos loiras maravilhosas, morenas inebriantes, ruivas estonteantes, negras desconcertantes, índias, mestiças, orientais, em fim... Não há preferência que não possa encontrar um par; não há gosto que não se dê por admirar! Seja por esta ou por aquela, qualquer alma por aqui há de encontrar alguém que deseja amar. Digo o que digo por experiência própria - não faz muito tempo, achando já ter visto de tudo nesta vida, eis que me deparei com aquela que... sem exagero algum, é a mulher mais linda que já tive o privilégio de apreciar em toda minha vida! O interessante neste caso, e talvez tenha sido este o visgo que me prendeu, a referida beldade não apenas era inacreditavelmente linda, mas também impressionantemente inteligente! Era a própria personificação do adágio popular que diz: "É chover no molhado" ou "É mel com açúcar!"
Assim, não posso contradizer ao pensador que institucionalizou a beleza como fundamental, mas, numa ousadia quase irresponsável, responderia ao ilustre poeta e compositor de letras inesquecíveis, Vinícius de moraes: Beleza é sim fundamental, mestre, mas... se não for coadjuvante fará da protagonista apenas um bibelô, uma bonequinha, manipulável que ora se coloca aqui, ora, acolá; e assim ela vai se adaptando, não ao que sempre quis e planejou pra mesma, mas sim, ao que os outros designaram para ela. É por isto que acho que me apaixonei! Não porque a garota que virou minha cabeça é, pelo menos em meu entendimento, a garota mais linda que meus olhos já avistaram, mas principalmente porque ela tem opinião própria, ideias, objetivos e, claro... uma beleza que se você a visse, poetinha, certamente essas tais virtudes lhe imporiam a melhor de todas as suas composições! Já posso até imaginar sua inspiração; Você diria: "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça/ É a sabedoria que vem e me enlaça/ É a coisa mais linda que já vi passar..."
Acredite, poeta: Esta sim - com toda convicção, afirmo: Dentre todas as mais belas, é esta , com toda certeza, a mais belas de todas!
Autor:Cláudio E. Selga
Foto ilustrativa: Marisol Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário