4.4.10

"Quando o Sol bater na janela do seu quarto..."

"É preciso amar às pessoas como se não houvesse amanhã..."  Quem, ao ouvir essa frase, não se remete automaticamente ao grande poeta, músico, compositor e... por quê não dizer - revolucionário, Renato Russo, lider e vocalista da incrível banda dos anos oitenta: Legião Urbana? Na semana em que este inquieto personagem do cenário musical brasileiro faria cinqüenta anos de idade, muitas tem sido as homenagens ao seu trabalho! Mas... mais do que merecidas essas homenagens são  necessárias.

 - Afinal, Renato nos deu muito mais do que belas músicas... muito mais do que belas letras,  mais do que simples melodias!

 - Renato nos deu motivos para refletir e agir!

Em suas composições ele nos fez  pensar! E foi pensando nisso que não pude resistir à vontade de me somar aos demais tributos póstomos ao poeta e acrescentar palavra ao dizer que muito do que cantava o Legião, tinha, e continua tendo, muito haver com os nossos dias. Por exemplo:  "Você diz que seus pais não lhe entendem... mas você não entende seus paise " Um dia pretendo tentar descobrir por quê é mais forte, quem sabe mentir"  ou ainda: " Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza, ter bondade é ter coragem!"  E por aí vai! Frases aparentemente desconectas mas que são o reflexo dos dias nos quais vivemos. Quando pais e filhos não se entendem, quando a verdade é, aparentemente, motivo de vergonha e fraqueza, ou ainda, quando nós nos esquecemos de que a verdadeira ordem está no respeito mútuo aos direitos individuais e o verdadeiro amor é o porto mais seguro ao qual podemos ancorar e que também é preciso  ser corajoso para  ser relmente bom... enfim...

- Renato e suas composições estão cada dia mais conteporâneos; nem tanto porque ele estivesse tão além do seu tempo, mas... porque a cada dia que passa... nós, os "vivos", parecemos retroagir mais e mais ao ponto de ficarmos - isto sim - aquém do nosso momento, do nosso instante... Do nosso próprio tempo! Assim: Viva Renato! Viva Legião! 

Viva  toda tribo verdadeiramente Urbana!

- E, lembrem-se: Como ele mesmo o dizia: " O caminho é um só!"

Autor: Claudio Selga
Foto: Site Legião Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário